18/08/2025
Senado discute criar Refis para setores afetados pela pandemia
Site: Valor Investe Globo - Por Renan Truffi, Valor PRO — Brasília
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os líderes da Casa discutem retomar, na primeira quinzena de maio, a votação de projetos econômicos que estão paralisados desde o recrudescimento da pandemia. O principal deles é o que cria um programa de renegociação de dívidas tributárias (Refis), com melhores condições do que aquele editado em 2017. Essa possibilidade foi discutida na reunião de líderes nesta quinta-feira.
Os senadores propuseram retomar um conjunto de projetos da área econômica, como aquele do novo Refis, e o presidente Rodrigo Pacheco anuiu. Provavelmente serão vários projetos dessa natureza na primeira quinzena de maio. Deveremos ter sessão para tratar de toda essa pauta represada”, explicou o líder da Minoria na Casa, senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Como mostrou o Valor há algumas semanas, Pacheco está capitaneando a ideia de um novo Refis por meio de um projeto apresentado por ele mesmo no ano passado. A proposta já foi levada, inclusive, à equipe econômica, mas, agora, as negociações estão a cargo do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que foi designado relator da proposta. Uma das ideias é que o Refis fique limitado aos setores da economia que foram mais afetados pela pandemia desde o ano passado.